Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como começar a vender na internet com pouco dinheiro?

Conheça soluções para vender online com baixo orçamento.

Você tem um negócio e quer aprender a vender na internet com pouco dinheiro? Saiba que existem algumas estratégias que podem ser implementadas por todos os tipos e segmentos de empresas, mesmo aquelas que possuem um budget reduzido. 

Neste artigo, vamos apresentar dicas práticas para iniciar um negócio digital e escalar suas vendas gastando pouco. Continue a leitura e confira! 

Empreendedorismo digital: muitas oportunidades para faturar 

Levar um negócio para o ambiente digital é, de fato, uma decisão inteligente. O Brasil está na vanguarda da inovação e da transformação digital, com um enorme potencial para vendas online. 

A democratização do acesso à internet e a intensa conectividade na qual os brasileiros estão inseridos mudaram a forma como as pessoas se comunicam, trabalham e fazem compras. 

Essa realidade fomentou também o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora que compreende a importância e a urgência da digitalização dos negócios brasileiros. 

Um estudo realizado pelo Sebrae, em parceria com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), apontou que o Brasil está entre as cinco economias mais empreendedoras do mundo. E, apesar de desafiadora, essa jornada pelo empreendedorismo digital pode ser bastante satisfatória. 

Acesso à internet e vendas do e-commerce brasileiro em 2023

Dados do levantamento TIC Domicílios 2023 mostram que 156 milhões de brasileiros têm acesso à internet, o que corresponde a 84% da população do país. Imagine expor a sua empresa a uma parcela desse público. Os resultados podem ser surpreendentes. 

Para ter ideia do potencial das vendas online, só em 2023, o faturamento do e-commerce no Brasil foi de R$ 185,7 bilhões, segundo informações divulgadas pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). 

Neste contexto, iniciar um negócio digital surge como uma excelente oportunidade para conquistar liberdade financeira.

Sendo assim, para os empreendedores de plantão, a primeira dica é ficar atento e agir para não perder o bom momento do mercado. 

Soluções para vender na internet com pouco dinheiro

Empresas que querem firmar sua presença online, atrair clientes e fechar vendas precisam de planejamento e boas estratégias. 

Engana-se quem pensa que, para vender online, é preciso ter orçamentos elásticos para investir em tráfego pago e grandes campanhas de lançamento. 

Independentemente do nicho de atuação, existem formas e soluções baratas para aumentar a exposição de um negócio online e atrair leads quentes, ou seja, potenciais clientes com baixa objeção e prontos para comprar.  

Veja abaixo algumas dicas práticas para vender na internet com pouco dinheiro!

1. Faça um bom planejamento

O planejamento é a etapa mais importante para quem quer vender na internet com pouco dinheiro. Estudar as soluções disponíveis no marketing digital e controlar o orçamento são ações que evitam o desperdício de tempo e recursos.

A sugestão é estudar o mercado, entender como é a concorrência no nicho, conhecer as preferências dos consumidores e encontrar produtos com alto potencial de vendas, mesmo que eles tenham um ticket baixo.

2. Invista em uma plataforma de vendas eficiente 

Dentro do planejamento, a escolha de uma plataforma de vendas pode ser o diferencial do seu negócio. 

Vale ressaltar que o processo de venda é composto de muitas etapas, incluindo o controle de estoque, cálculo de frete e opções de pagamento, por exemplo. 

Criar o próprio site ou loja virtual é uma alternativa. Porém, é necessário contratar um desenvolvedor, pensar no design, conteúdo e experiência do usuário. 

Se a ideia é eliminar custos e vender com mais facilidade, a recomendação é optar por aplicativos como o Vendizap, uma plataforma que pode agilizar e melhorar o processo de vendas online. 

A plataforma permite que o empreendedor crie uma loja virtual, receba pedidos dos consumidores de forma prática e faça um controle de estoque automático, além de outras funcionalidades que ajudam muito no dia a dia do vendedor.

Para quem quer vender na internet com pouco dinheiro, ter um catálogo atrativo é essencial, visto que ele serve para captar a atenção dos clientes e aumentar o número de vendas.

3. Estude sobre marketing digital 

Hoje, é comum que os consumidores utilizem vários canais de compras. Portanto, vale a pena conhecer o conceito de multicanal, que significa garantir que seus produtos estejam em várias plataformas de vendas.

As redes sociais e o WhatsApp são exemplos de canais valiosos para o seu negócio online. No entanto, é imprescindível estudar sobre marketing digital, gatilhos mentais e estratégias de vendas para conseguir usar essas ferramentas da maneira certa. 

4. Preste atenção na sua concorrência

Outra dica importante para vender na internet com pouco dinheiro é analisar sua concorrência, ou seja, ficar atento às ações dos seus concorrentes diretos e indiretos. Contudo, é importante ser original e não copiar ações e estratégias de outras empresas. 

Ao analisar a concorrência, você pode aprender como os consumidores estão se comportando, tendo uma base para investir em ações efetivas para conquistar o seu próprio público.

Focar nas necessidades dos clientes é uma ação valiosa para vender na internet. Além de buscar novas tecnologias e plataformas de vendas, você deve priorizar a boa experiência do consumidor e o atendimento consultivo em todas as etapas da negociação. 

Lembre-se de que um cliente satisfeito se torna um advogado de marca, contribuindo com a reputação da sua empresa por meio da prova social. 

5. Aposte nas redes sociais, e-mail marketing e tráfego pago

Evite colocar todo o orçamento em uma única estratégia de marketing digital. Fazer um trabalho integrado de divulgação em redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp Business e tráfego pago pode trazer resultados melhores. 

Faça testes para ver quais plataformas de mídia social garantem mais retorno de leads, vendas e engajamento.

6. Conheça o seu público-alvo 

Conheça o seu cliente, estabeleça o perfil da persona do seu negócio e saiba quais são as preferências, gostos e principais características do seu público, como idade, sexo, localização geográfica e quais plataformas utiliza. 

Isso vai permitir que você avalie melhor os canais de comunicação e vendas que usa, além de garantir que encontre as melhores estratégias para fomentar relacionamento, fechar negócios e construir sua presença online. 

Como escolher o melhor produto para vender na internet?

Uma etapa essencial do processo de vender online é definir os produtos que você vai comercializar e o seu nicho de atuação. Mesmo com pouco investimento, é possível oferecer bons produtos e atrair potenciais clientes.

Confira algumas opções de produtos para vender na internet com pouco dinheiro:

  • Bijuterias;
  • Itens de artesanato;
  • Cosméticos;
  • Camisetas e canecas personalizadas;
  • Acessórios Pet;
  • Brindes personalizados.

Faça um estudo de mercado e entenda as tendências e preferências do público antes de iniciar um negócio. 

Adicionalmente, busque dados sobre os melhores canais de vendas online e as formas de pagamento preferidas pelo consumidor. 

Conheça o Vendizap!

O Vendizap é ideal para quem quer começar a vender seus produtos online. A plataforma permite criar catálogos digitais personalizados com a sua marca, que ajudam a impulsionar as vendas e alcançar novos clientes. Além de ser muito fácil e rápido de usar, o Vendizap possui funcionalidades como:

  • Integração de recebimento de pedidos com o WhatsApp;
  • Controle de estoque automático;
  • Permite aceitar várias opções de pagamento;
  • Cálculo de frete;
  • Simplificação de todo o processo de vendas.

No Vendizap, você poderá cadastrar inúmeros produtos, com várias opções de segmentação por tamanho, cor, número, sabor e outras características. A configuração é feita em poucos cliques e você não paga taxas sobre as vendas. Nossa solução tem excelente custo-benefício e planos acessíveis. Visite agora mesmo o nosso site e saiba mais!

2 respostas

  1. Abri minha loja de roupas recentemente. Empreender é um desafio mesmo, mas é muito recompensador. Essas dicas me ajudaram muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo

Matérias relacionadas
O Poder Transformador da Inteligência Artificial nos Negócios: Geração de Valor com Inovação e Estratégia

O Poder Transformador da Inteligência Artificial nos Negócios: Geração de Valor com Inovação e Estratégia

A revolução digital desencadeou uma era de inovação sem precedentes, impulsionada pelo surgimento e popularização

Como expandir seu negócio online com criatividade e pouco investimento

Como expandir seu negócio online com criatividade e pouco investimento

Manter um negócio online de pé é um desafio para muitos empreendedores. Segundo dados da

Top 7 ferramentas de marketing digital para pequenas empresas

Top 7 ferramentas de marketing digital para pequenas empresas

No cenário digital atual, as pequenas empresas têm à disposição uma ampla gama de ferramentas